Dicas farmaSesi


 

Medicamentos genéricos: confiável para a sua saúde e bom para o seu bolso.

Há pouco mais de vinte anos, um marco histórico mudou a saúde pública no Brasil: era a Lei dos Genéricos que finalmente entrava em vigor, depois de quase trinta anos de discussão.

Antes disso, o cenário era favorável para a indústria farmacêutica, mas não para o consumidor. Com os medicamentos de marca com preços elevados e os similares com diferenças em alguns aspectos, boa parte da população não podia aderir aos tratamentos de doenças.

Com a chegada dos medicamentos genéricos tudo mudou. Seguindo os parâmetros de legislações de países desenvolvidos como Canadá e Estados Unidos, a Lei dos Genéricos permite que qualquer laboratório possa fabricar e comercializar medicamentos com patentes vencidas, desde que comprovada a sua compatibilidade terapêutica.

Na prática, isso quer dizer que, antes do genérico chegar à prateleira da farmácia, ele precisa comprovar possuir o mesmo princípio ativo, dose e forma farmacêutica que o de referência. E essa “validação” é feita por testes  pela própria Anvisa, responsável pela autorização de todos os medicamentos no Brasil.